contribuinte
fethab
cartilha

Fale Conosco

PREFEITO MAURO E SECRETÁRIO DE SAÚDE PROMOVEM REUNIÃO SOBRE O CORONAVÍRUS (COVID-19)

Postado em 23 Março 2020
por Ascom - AB

A Prefeitura de Água Boa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta segunda-feira, 23, uma reunião com autoridades locais, para atualizar informações, e, debater as medidas de prevenção e combate do coronavírus (COVID-19) no município. Até o momento, Água Boa, segue sem nenhum caso suspeito, mas a Secretaria de Saúde do estado já confirmou 2  casos de pacientes infectados pelo vírus em Mato Grosso.

O encontro ocorreu no Salão Eventos da Secretaria de Ação Social, e contou com a participação de profissionais da saúde, da Vigilância em Saúde, de representantes da Defensoria Pública, da Polícia Judiciária Civil, da Polícia Militar, do Sindicato Rural, da Associação Comercial e Empresarial, Rotary entre outros.

O Prefeito Mauro Rosa, colocou em pauta os motivos que o levaram a publicação de um decreto mais brando, tendo em vista que o município esta seguindo as orientações do governo do estado. Para o prefeito, de acordo com a situação atual, o caso de Água Boa ainda é considerado estável, e não há necessidade de passar por cima do decreto estadual, pois as informações sobre o covid-19 são atualizadas diariamente, e a Secretaria de Saúde está realizando todos os procedimentos legais no combate a epidemia. “Não cabe a mim, decidir quais tipos de comércios deverão suspender seus atendimentos, porque o município segue o decreto estadual, e o que nós podemos fazer no momento é seguir as orientações do Ministério da Saúde, colocando em prática as medidas de prevenção e contenção ao vírus.” Conclui Mauro Rosa.

Na ocasião, o Secretário de Saúde Jader Bahia, defendeu as ações e medidas realizadas até o momento pelo estado, e que são colocadas em práticas pelo município, tendo em vista que cada região tem sua particularidade, e por mais que o município, não tenha, nenhum caso, nem suspeito, nem confirmado de infecção pelo vírus, a Secretaria de Saúde está adotando todas as medidas em relação à prevenção e enfrentamento da Covid-19. “Estamos trabalhando de forma ostensiva, para prevenir a entrada dessa pandemia em nossa cidade, e pedimos a todos os águaboenses, que adotem as medidas de prevenção, mas como forma de precaução.” Disse o secretário.

O Secretário de Saúde recomenda ainda que a população não entre em pânico, e que em caso de doenças respiratórias, só busque atendimento médico se os sintomas como febre, tosse e coriza se persistirem. Sobre o uso de máscaras, Jader afirma que o uso deve ser feito por pessoas que estão com infecções virais ou profissionais da saúde.

Lavar as mãos, ficar distante de pelo menos um metro e meio das pessoas, cobrir o nariz e boca ao tossir e espirrar, são medidas que ajudam evitar a propagação do  vírus.

Várias lideranças se pronunciaram, todas concordaram com as medidas tomadas pelo prefeito e mostraram-se dispostos a colaborar.