Água Boa é o primeiro município de MT aderir ao Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI)

vacinaA prefeitura de Água Boa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, da um importante passo no processo de modernização que visa melhorias no acompanhamento do serviço de vacinação do município.

A partir deste mês, a Secretaria de Saúde aderiu ao Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização.

De acordo com o secretário Jader Bahia, o objetivo do SIPNI é criar alternativas aos gestores para melhor avaliação quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, com base nos registro e da quantidade de pessoas vacinadas nas demandas de cada campanha.

Ainda de acordo com Jader Bahia, com a utilização dessa nova ferramenta, as informações ficam mais ágeis e dinâmicas. Trabalhando em tempo real (on-line) o registro de cada etapa de vacinação é lançado no banco de dados federal.  É um grande avanço, visto que facilita a avaliação das coberturas vacinais. O programa também possibilita controle do estoque de vacinas aos administradores e a emissão da segunda via dos cartões de vacina dos usuários do SUS.