Saúde: Escola da Coluna

Na correria do dia a dia, é comum você encontrar pessoas com reclamações de dores na coluna.  São reclamações diversas que atrapalham muito nas diversas atividades e prejudicam a qualidade de vida, inclusive levando a internações e intervenções cirúrgicas.

Desde 2017, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Atenção a Saúde da Família (NASF), desenvolve um programa de orientação e atividades para pessoas com algum tipo de anomalia da coluna. A iniciativa começou com as pessoas atendidas pelo Centro de Reabilitação que sofrem de dores crônicas e que periodicamente necessitam de atendimento especializado em fisioterapia.

Para conter e reduzir as causas, o grupo passa por sessões de alongamento e fortalecimento muscular, priorizando a musculatura paravertebral de sustentação postural e, ações de prevenção de doenças osteomusculares.

De acordo com a Fisioterapeuta Rosana Perozzo, nestes dois anos de atendimento e orientação, é possível verificar nos pacientes, uma melhora na flexibilidade, diminuição do peso corporal, redução do uso de analgésicos, anti-inflamatórios e ansiolíticos.  Há também uma evolução no bem estar físico, mental e disposição para executar as tarefas comuns do dia a dia. “Podemos avaliar que nosso trabalho, atinge de maneira gradual os objetivos. Inclusive médicos e enfermeiros que são parceiros, optam, muitas vezes por indicar a Escola da Coluna como o centro para recuperação e tratamento, abdicando do uso de medicamentos”. O grupo reúne uma vez na semana, com duração aproximada de 40 minutos, que inclui exercícios baseados no método Pilates, propiciando o fortalecimento de cadeias musculares. Os interessados em participar das atividades podem procurar o NASF na Rua 16, nº 450-Centro anexo a "Assistência Social". Não é necessário encaminhamento médico, apenas apresentação do cartão SUS.“Lembramos a todos que, para ter uma vida saudável, é importante praticar atividades físicas, ter boa alimentação, manter o peso corporal dentro do limite e postura correta são algumas das receitas para evitar problemas de coluna”. Finaliza Rosana