SAÚDE: VI Conferência Municipal de Saúde de Água Boa/MT

Estabelecidas em 1988 pela Lei Federal 8.142, as Conferências de Saúde funcionam como fóruns de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública.

Tem o objetivo de propiciar a participação ampla e democrática de todos os segmentos da sociedade. Como resultado, ao final dos debates é confeccionado um relatório consolidado que servirá de orientação para a construção de políticas públicas relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) que atendam às suas prioridades, apontando as diretrizes, ações, atividades e serviços com a finalidade de instrumentalizar o plano municipal de saúde e as leis orçamentárias da saúde.

O conjunto de instruções é proposto pelos participantes dos encontros, promovendo ampla participação popular com protagonismo do cidadão na formulação de instruções que guiarão a execução de políticas públicas, conforme os seus anseios.

Metade das cadeiras é destinada aos usuários do SUS, 25% para trabalhadores da área da saúde, 12,5% para gestores e 12,5% para prestadores de serviço em saúde. A participação social no Brasil é muito importante. É através desse processo que a população pode contribuir ativamente no desenvolvimento de políticas públicas de saúde.