SAÚDE: Campanha de Vacinação Contra a Influenza – o Vírus da Gripe

Postado em 09 Abril 2019
por Saúde
em Saúde
Acessos: 505

Inicia nesta quarta-feira (10/04/19) a 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza - o vírus da gripe que segue até o dia 31 de maio, sendo o dia 4 de maio, o Dia de Mobilização Nacional dia “D”, neste ano antecipado em cerca de 15 dias. A mobilização acontece antes do habitual devido à alta incidência de casos no país já nos primeiros três meses do ano, em pleno verão.

Devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. Pessoas com doenças crônicas (como o diabetes) e outras condições clínicas especiais tambem devem receber a vacina em 2019. Nestes casos, é preciso apresentar uma prescrição médica.

Para a coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa, a Enfermeira Odeny Pérego, o objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza nas populações alvo, além de atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas”. A coordenadora ainda ressalta que a imunização contra a Influenza deve ser feita anualmente, já que as características dos vírus mudam constantemente.

As unidades de saúde do município já estão abastecidas com o imunobiológico trivalente, que visa imunizar pessoas contra o vírus Influenza A (H1N1 pdm09), Influenza A (H3N2) e Influenza B que são os mais circulantes no Hemisfério Sul. No município de Água Boa, somente nos últimos dias já foram diagnosticados dois casos de H1N1.

Na expectativa de ampliar o acesso e imunizar o maior número possível de pessoas pertencentes aos grupos prioritários será realizado entre os dias 15 e 18 de abril a vacinação na zona rural do município, sendo dia 15/04 Serrinha, 16/04 Santa Maria, 17/04 Jaraguá e 18/04 Jandira. O Secretário de Saúde Jader Bahia ainda informa que o município está preparado e organizado para realizar o diagnóstico e tratamento da influenza, assim como aplicar os protocolos de investigação e propagação da doença preconizados pelo Ministério da Saúde.

Vacine – se. A Prevenção é a Melhor Solução.

Procure a Unidade de Saúde de seu Bairro.

Dúvidas: (66) 3468 – 5511 Coordenação de Vigilância em Saúde