SAÚDE: PROJETO DE ASSENTAMENTO JARAGUÁ CONTRA O TABACO

Desenvolvido no primeiro semestre de 2019 (março à junho) na Estratégia de Saúde da Família - ESF do PA Jaraguá, zona rural do município, mais uma luta contra o tabaco. As atividades iniciaram com consultas individuais de pacientes inscritos, onde foram realizados o teste de Fagerstrom, para avaliar o grau de dependência química, pela nicotina.

No segundo momento, após as triagens realizadas, consolidou – se o grupo com 16 pacientes, com diferentes graus de dependência. O trabalho atua de forma geral, inclusive disponibilizando tratamento com o uso de adesivos de nicotina nas dosagens de 21, 14 e 7mg/24h e alguns pacientes, conforme necessário, e após avaliação médica, prescrição de medicações de apoio.

Além do tratamento medicamentoso, os pacientes ainda puderam contar com o apoio de equipe multidisciplinar, como enfermeira, médica, técnica de enfermagem, agentes comunitários de saúde e psicóloga. Estes, desenvolviam reuniões semanais na própria unidade. De acordo com a Enfermeira responsável pelo projeto, Miria Silva Brito, dos 16 pacientes que inciaram o tratamento, 50% conseguiram parar de fumar totalmente, e outros diminuíram o consumo. É valido lembrar que alguns destes pacientes, tinham o hábito de fumar a mais de 45 anos, complementa a profissional.

Segundo o Secretário de Saúde Jader Bahia, este tipo de ação é importantíssimo por amplia o acesso a serviços, buscando sempre elevar a qualidade de vida dos pacientes. Pessoas que praticamente fumaram a vida toda, conseguem largar o hábito e é evidente a melhora corporal, mental e social nos primeiros meses, finaliza o gestor. Após o final do prazo regimentar do projeto, a equipe de saúde continua monitorando periodicamente os usuários, principalmente com auxílio psicológico, essencial nestas ações. Salientamos que o apoio com profissional nutricionista também é oferecido, complementando assim as atividades. A unidade já está organizando novo grupo para o 2º semestre, e os interessados devem procurar a mesma para se inscrever.

Previna – se. A saúde é seu maior patrimônio.