SAÚDE: CENTRO MUNICIPAL DE IMUNIZAÇÃO “CARLOS CESAR GOMES” – INOVAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO ACESSO A IMUNOBIOLÓGICOS.

Postado em 16 Julho 2019
por Saúde
em Saúde

Será inaugurado no dia 17/07/19 (quarta-feira) o Centro Municipal de Imunização de Água Boa. A sala de vacina respeita os requisitos preconizados pelo Programa Nacional de Imunização - PNI, bem como será de uso exclusivo.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde Jader Bahia, é uma nova estratégia de trabalho, resultado de análises e planejamento prévio que resultou na viabilidade do modelo centralizado de dispensação de imunobiológicos. Entre os diferenciais da nova unidade estão o fácil acesso, a amplitude do horário de atendimento ininterrupto de 12 horas (07h às 19h de segunda a sexta feira), com possiblidade de ações previamente divulgadas aos sábados, além da otimização de frascos de vacinas complementa o gestor.

Segundo o Enfermeiro Eberson Mateus, responsável técnico da unidade, devido a centralização dos serviços, as unidades básicas localizadas nos bairros não mais ofertarão vacinas. Para tanto, foi elaborado um novo fluxo de trabalho, com coleta de informações sobre eventos adversos, busca ativa das populações referenciadas e coberturas vacinas para as Estratégias Saúde da Família – ESF´s do município.

Além disso, o método de avaliação qualitativa de satisfação/sugestão para ser informado pelos usuários. A avaliação da cobertura vacinal será mensalmente acompanhada pela Coordenação de Vigilância em Saúde, através de instrumento próprio em consonância com a Coordenação de Atenção Básica. Em tempo, o Centro Municipal de Imunização leva o nome de “Carlos Cesar Gomes”, que foi um exímio servidor da Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa por mais de 15 anos. Esta singela homenagem reflete o carinho, apreço e a lembrança que todos os servidores da Secretaria Municipal de Saúde tinham por ele. Junto ao Prefeito Mauro Rosa, agradecemos a Câmara Municipal de Vereadores por ter apreciado tal indicação. No ensejo, convidamos a todos para a inauguração que ocorrerá às 07h30min, na data supracitada. O Centro Municipal de Imunização fica na Avenida Tropical, Nº 344, Centro, em anexo ao Centro Municipal de Saúde.