SAÚDE: GRUPO DE APOIO E COMBATE AO TABAGISMO – ESF CENTRAL

A Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa está sempre em movimento a fim de assistir amplamente os seus usuários. Assim, a Estratégia Saúde da Família - ESF Central concretizou mais uma ação de apoio e Combate ao Tabagismo.

Contando com a participação de 15 usuários, inicialmente foi realizado cadastro na unidade, conforme interesse em abandonar o vício, e posteriormente realizado um teste para verificar o grau de dependência de cada paciente e, na sequencia iniciou-se o grupo terapêutico.

Com reuniões semanais, durante 03 meses, os usuários puderam ter o acompanhamento de equipe multidisciplinar específica da unidade através do médico Dr. Daniel Hipólito, a Enf. Michele Quintana e da Psicóloga Manuella Napolis do Núcleo Ampliado de Saúde da Família – NASF.

A equipe técnica que conduziu o grupo, teve como objetivo motivar fumantes a deixar de fumar, possibilitando o acesso dos mesmos a métodos eficazes para cessação do tabagismo articulando diferentes atividades, seguindo a metodologia e o protocolo do ministério da saúde, com intuito de sensibilizar os participantes a deixarem o consumo de tabaco. Aliado ao tratamento medicamentoso, a terapia em grupo seguiu os princípios norteadores da terapia cognitivo-comportamental, abordagem que combina intervenções cognitivas com treinamento de habilidades sociais, que é a pedra angular para o tratamento, habilidades para o controle das emoções, habilidades cognitivas e sociais, auto monitoramento, controle de estímulos, manejo de pensamentos, mudança de crenças, identificação e antecipação de situações de risco de recaída, que é bastante utilizado para o tratamento das dependências químicas.

Para o gestor Jader Bahia, o mais importante é a decisão inicial dos usuários em cessar o vício. “Com esta etapa decidida, a batalha contra o tabaco será mais eficaz”. Assim, neste primeiro semestre finalizamos o grupo terapêutico com resultado significativo, 04 participantes abondaram o hábito de fumar. Para tanto, o monitoramento dos usuários continua sendo realizado periodicamente pelos profissionais da unidade.