SAÚDE: MUNICÍPIOS DO CENTRO-OESTE CONTRA A HANSENÍASE

Postado em 18 Julho 2019
por Saúde
em Saúde

O Ministério da Saúde (MS) promoveu neste mês “Oficina de Construção de Estratégias de Enfrentamento à Hanseníase nos Estados e Municípios da Região Centro Oeste”. De acordo com os enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa Odeny Perego e Eberson Mateus, respectivamente coordenadores de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, a retomada do combate e controle da Hanseníase no país passa por um momento de discussão e planejamento das ações e o evento teve como objetivo elaborar ações estratégicas de enfrentamento à doença conjuntamente com Atenção Básica e Vigilância em Saúde, considerando as suas especificidades a partir de cenários epidemiológicos e operacionais.

Neste contexto, o MS através da Coordenação-Geral de Vigilância das Doenças em Eliminação (CGDE/DCCI/SVS-MS) promoveu entre 03 a 05 de julho, em Goiânia/GO, o evento que teve a presença dos Coordenadores Estaduais e Municipais da Vigilância em Saúde e Atenção Básica dos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Destaca – se que dentro do estado do Mato grosso apenas 22 municípios foram convidados a fazer parte da oficina e Água Boa foi um deles. Segundo o Secretário Municipal de Saúde Jader Bahia, a seleção ocorreu por meio de avaliação dos indicadores da hanseníase nos municípios, mostrando mais uma vez que a Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa vem desempenhando um papel fundamental no diagnóstico precoce e tratamento da doença, que é endêmica em toda a região.

Durante os três dias aconteceram painéis e oficinas de trabalho, onde foram abordados temas como: A importância do planejamento para o enfrentamento à hanseníase à luz da estratégia nacional para o enfrentamento da Hanseníase: 2019-2022; Situação epidemiológica da hanseníase no Brasil”; Sustentabilidade das ações dos programas de Hanseníase considerando os instrumentos de gestão e os processos de pactuações entre os entes da federação, dentre outros.

O próximo passo será aperfeiçoar o plano de ação municipal com estratégias diversificadas elaboradas no encontro.