SAÚDE: SETEMBRO AMARELO – Mês de Prevenção ao Suicídio

O suicídio é um fenômeno complexo e considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de Saúde Pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 800 mil pessoas se matam por ano no mundo, mais de 2.000 a cada dia e uma a cada 40 segundos. Para o Secretário Municipal de Saúde de Água Boa (SMS/AB) Jader Bahia a discussão do tema é uma das formas de se promover a prevenção, pois com a população, profissionais de saúde, de educação e comunidade em geral informados suficientemente, poderão ser identificados sinais ou riscos iminentes a prática do suicídio, podendo evita-lo.

Diante disso, no mês de setembro as ações de prevenção ao suicídio são intensificadas. De acordo com a Psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I de Água Boa, Dra. Patricia Mello, é de grande necessidade falar sobre o tema e ainda quebrar “tabus” abordando algumas questões como os transtornos mentais e múltiplos fatores que podem levar o indivíduo a pensar em suicídio. A profissional ressalta que nos últimos dez anos o número de suicídios de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos aumentou 40% e entre jovens com idade de 15 a 19 anos o índice aumentou 33%.

A mesma acrescenta que, no Brasil, são aproximadamente 12 mil casos por ano, o que dá uma média de 32 suicídios por dia. Diante da gravidade e da relevância do tema, a Secretaria Municipal de Saúde realizou no mês de setembro diversas ações de orientação junto à comunidade água-boense.

No dia 05/09 no período noturno foi realizada palestra de orientação sobre prevenção do suicídio no Centro Empresarial de Água Boa, com presença da comunidade em geral.

Em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizou - se no período de 16 a 20/09/2019 nas escolas públicas e privadas do município palestra sobre prevenção do suicídio.

E para o encerramento das atividades do mês de setembro, no dia 25/09/2019 aconteceu o SEMINÁRIO “FALAR É MELHOR OPÇÃO: PREVENÇÃO AO SUICÍDIO” nas dependências da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sendo ministrado pela Sra. Gladis Eulalia Pavan Cassel – Coordenadora Geral do Centro de Valorização da Vida (CVV), Posto Cuiabá. Fale. Previna o Suicídio.