Governo de MT e município de Água Boa disponibilizam mais 8 leitos de UTI Covid-19

O Governo de Mato Grosso, em parceria com o município de Água Boa e com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia, disponibilizou 8 novos leitos de UTI Covid-19 no Hospital Regional da cidade nesta terça-feira (30.03).

Com essa ampliação, o hospital passa a contar com o total de 18 leitos de UTI para o tratamento da doença. As novas vagas se somam aos 547 leitos de Terapia Intensiva do Sistema Único de Saúde (SUS) que já estavam em funcionamento em Mato Grosso.

Inicialmente, o Governo do Estado irá financiar 100% do funcionamento, ou seja, R$ 2 mil a diária de cada um desses 8 novos leitos. Esse valor será pago até que o município consiga a habilitação do leito por parte do Ministério da Saúde.

Depois de autorizado e habilitado, o Governo Federal deverá investir R$1.600 e o Estado completará a diária com R$ 400.

Essa ampliação integra o pacote de enfrentamento à Covid-19, anunciado em março pela gestão estadual. O trabalho do Governo faz parte de uma força-tarefa, junto aos Poderes e municípios, para garantir o atendimento à população e salvar vidas.

Ação em parceria com Prefeituras

O Governo de Mato Grosso anunciou a ampliação de 160 leitos de Terapia Intensiva em 14 municípios do estado. A ação custará cerca de R$ 9 milhões por mês à gestão estadual e contempla hospitais estaduais e municipais. Neste mês, foram abertas cerca de 37 novas vagas de UTI.

A gestão da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informa que as ampliações consideram as propostas encaminhadas oficialmente pelas Prefeituras ao Governo do Estado.

Fonte: SES-MT