Unidade de Saúde do bairro Cristalino inicia o Programa Saúde para Todos

cristalinoUm projeto piloto está sendo desenvolvido há cerca de dois meses, pela Estratégia Saúde da Família do bairro Cristalino. A equipe de saúde se reúne todos os dias das 7h às 8h 30 min em frente à unidade de saúde, iniciando a ginástica laboral com a participação da população(cerca de 30 a 40 pessoas), depois seguem para a pracinha do bairro Cristalino, onde realizam atividade física com a comunidade.

 

As pessoas da comunidade são inseridas no projeto através de um cadastramento feito na unidade de saúde do bairro Cristalino.cristalino 01 A enfermeira Carla executa a triagem dos pacientes; o nutricionista Pedro verifica composição corporal e dieta; a médica Juliana realiza o exame físico e avalia exames laboratoriais para acompanhamento; o educador físico Iury direciona os exercícios. Cada membro da comunidade possui uma ficha individual, onde é feito o registro da freqüência cardíaca e da pressão arterial, mensurados no início e no final da prática dos exercícios.
A coordenadora do pojeto, enfermeira Carla Isabel, informou que após verificar a Diabetes e a Hipertensão Arterial como duas doenças prevalentes na população do bairro, teve a iniciativa e utilizar a Praça do Cristalino, que foi equipada com ATI(Academia da Terceira Idade), para a prática regular de atividade física com monitoramento de profissionais capacitados, visando a uma mudança no estilo de vida da população.cristalino 3
O educador físico Iury, ressaltou a importância da prática de atividade física como um dos instrumentos indicados por médicos, para o tratamento de vários fatores de risco. Segundo Iury: "Nesses dois meses de desenvolvimento do projeto, já encontramos como resultado, a redução da pressão arterial e esperamos também a redução das doses medicamentosas e dos níveis de triglicerídeos, colesterol e glicemia"
A médica Juliana Alencastro, destacou que o desenvolvimento desse projeto tem contribuído também com a diminuição dos sintomas de ansiedade e depressão.
A moradora do bairro, Dona Evangelina, conhecida por todos como "Naná", disse que tinha pressão alta e dores nas pernas, mas que melhorou muito e agora, após terminar suas atividades no Projeto, vai para casa, lava roupa, faz comida, lava as vasilhas, limpa a casa e não sente mais dor.cristalino 2
Um sanfoneiro está sempre presente para alegrar a turma com músicas. Tudo termina com conversas, danças e muita festa. Além desse trabalho, a população do bairro recebe periodicamente, orientações quanto a estilo de vida, prática de exercícios e alimentação saudável através do HIPERDIA.
O prefeito de Água Boa, Mauro Rosa, esteve no local acompanhando as atividades, ele parabenizou a iniciativa da equipe e destacou a importância desse projeto como modelo para outras unidades de saúde, de modo que além da adesão ao tratamento medicamentoso, a adoção de medidas preventivas devidamente orientadas possa contribuir no controle de doenças e na melhora da qualidade de vida.cristalino 5cristalino 6cristalino 8cristalino 7