Secretaria de Saúde segue os trabalhos no combate a Dengue

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa estão unindo forças no combate ao mosquito Aedes aegypti, popularmente conhecido como mosquito-da-dengue. Porém, reforçam que a ajuda dos moradores é fundamental nesta luta, afinal quase 90% dos criadouros estão nas residências e lixos domésticos. 

No início deste mês de março, os trabalhos foram realizados no interior. Os profissionais da Vigilância em Saúde começaram as inspeções na Serrinha, encontrando 36 focos, em 21 locias, e no dia seguinte foram até o P.A. Jaraguá e encontraram 43 focos. Na sexta-feira (3) estiveram no PA Santa Maria onde 15 focos foram encontrados. Além dos focos, foi verificado a presença de águas servidas lançadas indevidamente, caixa dágua irregular, fossa irregular, lixo e vegetação alta.

notificacaovigilanciae 2023 03 13 at 15.56.34 

Além do trabalho dos Agentes de Combate a Endemias (ACE)  e dos fiscais da Vigilância em Saúde, na cidade e no interior, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) também estão realizando ações de prevenção e combate em suas áreas de cobertura. 

Os profissionais da Vigilância também estão realizando a borrifação em locais onde há muitas notificações de Dengue para evitar que mais pessoas contraiam a doença. No entanto, explicam que a borrifação de inseticidas não tem efeito residual, ou seja, ela mata apenas o mosquito que está voando no local naquela hora. Sendo assim, a melhor saída é evitar que o mosquito nasça, acabando e evitando os ovos/larvas.