Água Boa participa de Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose

As unidades de Saúde de Água Boa estão participando da Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a tuberculose, para chamar atenção ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado na próxima sexta-feira, 24 de março. 

O objetivo principal é reforçar a disponibilidade do diagnóstico e o tratamento gratuito que é ofertado no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a equipe enfatiza a necessidade de seguir com o tratamento até o final para o alcance da cura. 

 A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas, sendo causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, em homenagem ao Dr. Robert Koch, descobridor da causa da doença.

 Os sintomas da tuberculose ativa incluem tosse persistente (por três semanas ou mais), febre baixa, sudorese, geralmente à noite, emagrecimento e cansaço.

 Transmissão: A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas que contêm bacilos. A tuberculose não se transmite por objetos compartilhados como: copo, talheres, roupas, colchão e outros objetos.

 Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas ilícitas ou qualquer outro fator que provoque baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da doença.

 A tuberculose é uma doença que tem cura em praticamente todos os casos, desde que o paciente tome a medicação de forma regular (todos os dias) e em doses adequadas.

 O tratamento da tuberculose é feito com medicamentos e dura, no mínimo, seis meses. 

A principal maneira de prevenir a tuberculose é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), disponível gratuitamente no SUS, toda terça-feira na ESF Primavera, das 7h30 às 19h. Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até 04 anos, 11 meses e 29 dias de idade e protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea.

 ATENÇÃO! Recomenda-se que todo indivíduo com tosse por 2 semanas ou mais seja avaliado para a tuberculose. Notando os sintomas, procure a Unidade Básica de Saúde de sua referência.

 Com informações do Ministério da Saúde