1ª Caminhada contra as Drogas

CAM DROGA 4Aconteceu na manhã desta segunda-feira (30.06), na Av. Julio Campos, a “1ª Caminhada Contra as Drogas”, promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I de Água Boa. No referido evento estiveram reunidas aproximadamente 300 pessoas entre alunos das Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Administração, Polícia Militar e comunidade em geral.

No Brasil, o consumo de drogas pode ser considerado um dos maiores problemas sociais, sendo mesmo comparado a uma epidemia. Claro está que o uso indiscriminado de substâncias psicoativas, além de causar danos irreparáveis à saúde do usuário, desestrutura famílias e destrói vidas, numa perspectiva física, psíquica e social.

CAM DROGA 1De acordo com a Enfermeira e Coordenadora do CAPS I, Denise Rodrigues Paixão o problema do uso de drogas, mais do que uma questão legal ou social, trata-se de um problema de saúde pública, e entende-se como justificável que medidas preventivas sejam adotadas por vários segmentos da sociedade. Nesse sentido o CAPS I teve como proposta a realização de uma Caminhada de Mobilização no Combate ao uso de Drogas.

A referida atividade tem como objetivo de ressaltar a importância da preservação da vida. A vida é o nosso bem único e entendemos que é muito mais válido trabalharmos com a prevenção do que com tratamento, não esquecendo de envolver a família neste processo. Conscientizando a sociedade que este problema está presente em todas as camadas sociais no Brasil e em Água Boa/MT o cenário não é diferente.

CAM DROGAA Caminhada de Mobilização no Combate ao uso de Drogas iniciou-se às 08 horas tendo como local de concentração na Avenida Júlio Campos de frente a rotatória da Rua 01 e terminou no Anfiteatro José Elmo Kuhn com participação artística de grupos de danças do município com Rap, Break e Street Dance.

O CAPS I é um dos serviços que faz parte da Secretaria Municipal de Saúde, sendo um serviço de saúde de referência e de tratamento para pessoas que sofrem de transtornos mentais severos e persistentes, e de transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e drogas). E, tem como objetivo o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.CAM DROGA 3CAM DROGA 2