Profissionais da Saúde participam de encontro sobre promoção da vida e prevenção ao suicídio

Programação do governo de MT foi transmitida pelo YouTube, em alusão à campanha do Setembro Amarelo

Nesta quarta-feira (20), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participaram do VI Encontro Intersetorial sobre promoção da vida e prevenção do suicídio no Setembro Amarelo, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

O evento foi transmitido das 8h às 18h (horário de Cuiabá) pelo YouTube e para participar de forma coletiva, a equipe do CAPS I Vida Nova e profissionais de saúde mental se reuniram na sala de reuniões da Câmara Municipal de Água Boa.

O encontro foi realizado pelas Coordenadorias de Promoção e Humanização da Saúde e de Organização de Rede de Atenção a Saúde da SES em parceria com a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), com objetivo de discutir a importância do trabalho intersetorial na construção de políticas públicas de inclusão social para o enfrentamento ao suicídio.

De acordo com os participantes, as palestras foram enriquecedoras e reforçaram a necessidade de qualificações em busca de aperfeiçoamento constante neste tema tão delicado e importante para a sociedade.

“Foram palestras fundamentais e com reflexões muito pertinentes. A lógica do cuidado interfere decisivamente na qualidade da atenção. Não devemos desqualificar o sofrimento do outro, o sofrimento tem que ser visto como objeto de cuidado, porque lidamos com histórias de vida”, declarou a enfermeira e coordenadora do CAPS, Denise Paixão.

Ainda segundo Denise, para promover e sustentar a vida é necessário que a população tenha acesso aos serviços do território, trabalhando a intersetorialidade através da rede.