1º Encontro Hiperdia da ESF Roncador foi um grande sucesso

Nesta quinta-feira (28) aconteceu o primeiro encontro do grupo de Hiperdia da ESF Roncador e a equipe explorou um mundo de sabores e saúde que está ao alcance de todos nós: o uso de ervas como tempero. 

 A reunião foi uma oportunidade de aprender sobre como essas plantas podem não apenas dar um toque especial aos nossos pratos, mas também melhorar a nossa saúde de diversas maneiras.

 Além da palestra, a equipe também realizou avaliação médica, avaliação odontológica, bioimpedância e compartilhou um saboroso café da manhã com frutas, bolo sem açúcar e sem farinha de trigo, chás e suco verde.

 Veja a seguir um pouco das dicas ensinadas no encontro:

 Instruções para Secar as Plantas: Mantendo o Sabor e os Benefícios

 Uma das maneiras de garantir o acesso a essas ervas durante todo o ano é secá-las corretamente. Durante a reunião, a enfermeira Fabiane Campos compartilhou algumas dicas sobre como preparar e secar suas próprias ervas em casa. É uma técnica simples que pode ser facilmente aplicada na sua cozinha.

Sal Temperado: Uma Alternativa Mais Saudável

 Outro ponto alto da reunião foi a demonstração de como criar seu próprio sal temperado com ervas. Essa é uma opção mais saudável do que o sal refinado, e você pode personalizá-lo de acordo com suas preferências de sabor. Além disso, ele é uma maneira deliciosa de aproveitar os benefícios das ervas. Experimente incorporar mais ervas em sua dieta e desfrute dos benefícios que elas oferecem!

 “Foi um encontro muito produtivo e a população de hipertensos e diabéticos elogiou bastante, ficaram bem animados. A gente espera que esse seja o primeiro de muitos encontros de Hiperdia. Nossa programação é fazer um encontro por mês e sempre trazer um profissional convidado para abordar um tema”, declarou a enfermeira e coordenadora da unidade Patrícia Torres.

 RECEITA SAL TEMPERADO:

250 gr Sal Grosso triturado no liquidificador ou processador

Escolha cinco plantas de sua preferência (salsa, cebolinha, manjericão, tomilho, orégano, alho...) 5gr de cada planta – ou 1 colher de sopa bem cheia de cada.

Misture as plantas secas totalizando 25gr com o sal.

Está pronto seu tempero!

“Menos Sódio. Mais Saúde. Mais Sabor”