História de Água Boa - MT (em construção)

A história de Água Boa remota ao processo de desbravamento do interior e a busca pela área central do país para a construção da futura capital nacional, o que envolveu todo o centro oeste brasileiro na chamada "marcha para o oeste", criada em 1943 pelo governo do Presidente Getúlio Vargas. Em Mato Grosso foi realizada pela Fundação Brasil Central a expedição Roncador-Xingu, do Coronel Flaviano de Mattos Vanique e, mais tarde, chefiada pelos irmãos Villas-Bôas que determinaram diversos núcleos de povoamento que se tornariam cidades e mapearam a população indigena regional, reusltando na futura criação do Parque Nacional do Xingu.

Esta expedição passou pelo atual território de Água Boa pelo mesmo percurso da BR 158, do Rio Areiões, atual divisa com o território de Nova Xavantina, até o centro do município, onde foi descoberto o Rio Sete, seguindo então para a região do Garapu, cerca de 80km adentro do atual município de Canarana, aonde foi construida uma pista de pouso de aviões, seguindo dali até o Rio Culuene, que hoje faz divisas com Canarana, Campinápolis e Paranatinga.

Nas décadas de 50 e 60 o governo realizou a doação de áreas matogrossenses de 10 mil hectares para produtores e empresários da região sul e sudeste do país, foi quando grande parte de Água Boa ficou sob a posse do fazendeiro gaúcho Alfredo Floriano Toneto, até que em 15 de setembro de 1958 a região recebe o produtor pioneiro e primeiro residente do local com sua familia, Paulo Jacob Thoma.

No fim da decada de 1960 o governo incentivou a ocupação local por grandes agropecuárias como as Fazendas Alvorada, Bonança, Brasil, Cedro, Guanabara, Santa Maria, Suiá-Missú, Taquaral, entre outras

_________________________________________________________________

A 730 km da capital do Estado, Cuiabá e às margens da BR 158, está localizada a cidade com Maior Índice de Desenvolvimento do Leste Mato-grossense, Água Boa,  expoente na produção agrícola e pecuária do Vale do Araguaia.

Neste Perfil do Município vamos descobrir porque Água Boa MT está se firmando como Pólo Regional de Desenvolvimento e de atração de investimentos, sem prejuízo à tranquilidade, à segurança e ao bem-estar, que somente uma cidade do interior proporciona a seus habitantes e visitantes.

Apresentamos informações econômicas sobre Água Boa e a estrutura que oferecemos a população local e a os visitantes.

As principais atividades econômicas concentram-se na agricultura e pecuária, contando com os setores do comércio, indústria e prestação de serviços bem desenvolvidos.

Geograficamente bem situada numa formação conhecida como Serra do Roncador, a 430 metros de altitude, Água Boa, em seus 7.484 Km² de superfície, abriga em seus limites áreas férteis, clima tropical com temperatura média de 26° a 32°C, índice pluviométrico de 1.800 a 2.200 mm anuais, viabilizando todo o tipo de exploração agroindustrial, o que transformou o município em  atrativo regional de agronegócios.

Aspectos Gerais

Data de Fundação do Município: 09 - 07 -1975

Data da Emancipação Política do Munícipio: 26 -12-1979

Localização Geográfica:

S:  14° 04` 15,12”

W: 52° 09` 14,05”

Aspectos Geográficos

Clima: Localizada em uma região de  clima  Tropical, a temperatura média anual é de 30°C com correntes de ar frio, vindos da Região Sul do país, nos meses de Junho a agosto. O clima do município é classificado como AW.

Regime Pluviométrico: Período das secas: maio a agosto. Período das águas: setembro a abril, apresentando uma pluviosidade média entre 1.800 a 2.200 mm anuais.

Altitude: 430 m acima do nível do Mar.

Superfície: 7.484 Km²

Relevo: É constituído por uma formação de planalto denominada Serra do Roncador, pela planície denominada Depressão do Araguaia e por planícies da Bacia do Xingu. O relevo predominante é suavemente ondulado, ocorrendo em menor escala o relevo plano e ondulado. Eventualmente ocorre relevo montanhoso.

Solos: O solo predominante no município é o Latossolo Vermelho Amarelo entre 20 e 40% de argila. Também são encontrados Lateríta Hidromórfica, Solos Cocrecionários, Latossolo Vermelho Escuro, Areia Quartzosa entre outros.

Hidrografia: Estando o município de Água Boa assentado sobre a Serra do Roncador, serve esta de divisor de águas das bacias do Rio Araguaia e Xingu, sendo a primeira responsável pela drenagem da porção leste e a segunda da parte centro-oeste.

A Bacia do Araguaia é constituída pelo Rio das Mortes que drena toda a porção leste, desenvolvendo o seu curso no sentido norte-sul. Dentre os seus principais afluentes destacam-se  os Rios Borecaia, Areões, Agua Suja e Curuá. O Rio das Mortes, banhando a Depressão do Araguaia, caracteriza-se como rio de planície e constituirá importante via de navegação a partir do início dos trabalhos da Hidrovia Rio das Mortes-Araguaia-Tocantins

Integram a Bacia do Xingu, neste município, o Rio Couto Magalhães (afluente do Culuene) que banha a porção ocidental da área, e o rio Sete de Setembro que serve toda a parte central do território.

Logística: Localizada às margens da BR 158, a cidade tem nesta rodovia sua principal ligação com o país. A futura implantação da FICO –Ferrovia da Integração Centro – Oeste,  é um Projeto de Estado, aguardado com muita expectativa. O município devera receber um terminal que atenderá a demanda regional por transporte de cargas e insumos.

O Aeroporto  Municipal que está em processo de homologação, será importante para atender a demanda do Vale do Araguaia.

Limites Geográficos:

Norte: Canarana/MT

Sul: Nova Xavantina/MT (Rio Areões)

Leste: Nova Nazaré/ MT

Oeste: Campinápolis/Paranatinga/MT (Rio Couto Magalhães)

Aspectos Populacionais:

Pessoas residentes: 21.778 habitantes (IBGE/2010)

Eleição  Municipal: 14.600 eleitores (Cartório Eleitoral/2013)

e-max.it: your social media marketing partner