Perfil Econômico

A lavoura

Água Boa é um importante polo agrícola no estado de Mato Grosso. A cidade possui uma grande extensão de terras cultiváveis, com destaque para a produção de soja, milho, algodão e feijão.

O tamanho total da nossa lavoura pode variar de ano para ano, em função de diversos fatores, como condições climáticas, investimentos em tecnologia, preços de commodities, entre outros. No entanto, de acordo com dados do IBGE referentes ao ano de 2019, a área total de lavouras foi de aproximadamente 482 mil hectares.

O reflorestamento

Em Água Boa, é comum o plantio de diferentes espécies de árvores para fins comerciais, como a teca, o eucalipto, a seringueira e a acácia.

A teca é uma espécie nativa do sudeste asiático e tem sido cultivada no Mato Grosso desde a década de 1990, principalmente para a produção de madeira de alto valor. O plantio de Teca em Água Boa é realizado em sistemas de manejo florestal sustentável, com o objetivo de promover a produção de madeira de alta qualidade.

O Eucalipto é uma espécie exótica que se adapta bem ao clima e ao solo de Mato Grosso. É uma das principais fontes de madeira para a indústria de celulose e papel, além de ser utilizada para produção de energia, carvão vegetal e construção civil.

A seringueira é uma espécie nativa da Amazônia, mas que também é cultivada em outras regiões do Brasil, incluindo Mato Grosso. É utilizada principalmente para a produção de borracha natural, mas também pode ser explorada para a produção de madeira.

A Acácia é uma espécie exótica que se adapta bem às condições de clima e solo de Mato Grosso. É utilizada principalmente para a produção de lenha, carvão vegetal e na produção de celulose.

O rebanho

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes ao ano de 2021, o rebanho bovino da cidade é de aproximadamente 450 mil cabeças.

Além do rebanho bovino, a região também possui criação de outros animais, como suínos, ovinos e aves.

O setor industrial

O setor industrial de Água Boa é bastante diversificado, com presença de empresas de diferentes segmentos, tais como alimentos, construção civil, metalurgia, madeireiras, entre outros.

Algumas empresas de destaque na região são a Minerva Foods, que é uma das maiores empresas do setor de carne bovina da América do Sul e tem uma unidade frigorífica em Água Boa; a Brasil Foods, que é uma empresa de alimentos que produz frangos e suínos e tem uma unidade de abate em Água Boa; e a Cooperativa Agroindustrial do Vale do Araguaia (Cooperar), que é uma cooperativa que atua no processamento e comercialização de grãos e cereais.

Além disso, há outras empresas que operam em diferentes segmentos, como a Câmara Fria da Amazônia, que é uma empresa de logística que atua no armazenamento e distribuição de produtos congelados; a Eletrobase, que é uma empresa de construção civil e elétrica; e a Biomassa Florestal, que é uma empresa de produção de biomassa a partir do processamento de madeira.

O setor industrial de Água Boa, MT é importante para a economia local e contribui para a geração de emprego e renda na região. A presença de empresas de diferentes segmentos também é importante para a diversificação da economia e para a redução da dependência de um único setor.

A gestão fiscal

Dentro do estado do Mato Grosso, Água Boa se destaca em relação a outros municípios, ocupando a posição de 24º lugar no ranking de gestão fiscal, de acordo com o IFGF. Em outras palavras, Água Boa teve uma classificação acima da média dos municípios do estado.

No indicador específico de Liquidez, Água Boa se destacou ainda mais, obtendo a classificação de "Gestão Excelente" e ocupando a posição de 2º lugar no ranking do estado nesse indicador.

O Hospital

O Hospital Regional de Água Boa é uma unidade de saúde pública que presta atendimento de média e alta complexidade para a população de Água Boa e de outras cidades da região leste de Mato Grosso. A unidade é gerenciada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e faz parte da Rede Estadual de Saúde.

Inaugurado em 2011, o Hospital Regional de Água Boa conta com uma estrutura moderna e bem equipada, incluindo unidades de internação, centro de emergência, UTI, serviço de diagnóstico por imagem, laboratório e pronto-socorro. A unidade tem capacidade para atender cerca de 120 mil pessoas por ano, oferecendo serviços de alta qualidade e com profissionais altamente qualificados.

Entre os serviços oferecidos pelo Hospital Regional de Água Boa estão cirurgias gerais, cirurgias ortopédicas, cirurgias de alta complexidade, atendimento em pronto-socorro, internações clínicas e cirúrgicas, terapia intensiva, entre outros.

A unidade é importante para a região leste de Mato Grosso, pois contribui para a melhoria do acesso aos serviços de saúde de média e alta complexidade, atendendo a necessidade de deslocamento dos pacientes para outras regiões do estado. Além disso, o Hospital Regional de Água Boa tem um papel importante no fortalecimento da rede pública de saúde e na melhoria da qualidade do atendimento à população.