Conselho da Pessoa com Deficiência traz informações para conscientização social

A atual Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Água Boa, Tatiana Rezende, trouxe esclarecimentos sobre as deficiências como forma de conscientização e inclusão social.

A iniciativa vem de encontro a realização da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que acontecerá no dia 22 de abril, em Cuiabá.

A pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento a longo prazo, seja de natureza física, intelectual, sensorial ou mental. Conheça um pouco sobre cada uma delas:

A deficiência física é aquela com o comprometimento da função motora, de uma ou mais partes do corpo. Aqueles que perderam o movimento total dos membros, sejam superiores ou inferiores, tem paraplegia. Já quem perdeu a função parcial, tem paraparesia. A tetraplegia consiste na perda total dos movimentos inferiores e superiores. O nanismo também é considerado uma deficiência física, onde a condição genética afeta a estatura, deixando abaixo do padrão. E o mal de parkinson também é uma deficiência física, devido a ser um disturbio que afeta os movimentos.

A deficiência auditiva é a perda da audição, em um ou ambos os ouvidos. Existe o surdo oralizado, que aprendeu a falar com o auxílio da fonoaudiologia. Existem os surdos adquiridos, que falam normalmente, porém perderam a audição devido a alguma doença. E existem os surdos de nascença que, devido a nunca terem ouvido nenhum som, não são capazes de reproduzir.

A deficiência visual é a perda da capacidade de enchergar, de um ou ambos os olhos. Existem três níveis: o de baixa visão, a pessoa consegue enxergar, porém com auxílio de uma lupa ou óculos de grau elevado. O nível próximo da cegueira, só se enxergam vultos. Enquanto o cego é aquele que perdeu completamente a visão. As bengalas podem identificar o nível da cegueira: bengala branca indica uma pessoa cega, bengala verde indica baixa visão, e a bengala vermelha com branca, indica o cego surdo.

Existe uma grande diferença entre deficiência intelectual e deficiência mental. A intelectual compromete o intelecto, não tem cura e não pode ser tratada, com a síndrome de down e o retardo mental. Já a deficiência mental possui sofrimento psíquico, distúrbio, mas ela pode ser tratada e até mesmo curada.

O TEA - Transtorno do Espectro Autista, é uma condição que afeta o neurodesenvolvimento, dificultando a organização de pensamentos, sentimentos e emoções. Portanto, um autista é uma pessoa com deficiência.

A Prefeitura produziu um vídeo explicativo com Tatiana, que está disponível no instagram: