No dia do compositor, autor relata como foi a criação do Hino de Água Boa

Água Boa comemorou seus 47 anos em 2022, e como presente o município ganhou na época um hino oficial. A letra e a melodia foram escolhidas por meio de um concurso público realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer em 2021 e são da autoria do compositor Marcus Vinícius da Silva.

Como na data de hoje, 15 de janeiro, é comemorado o Dia do Compositor, nada mais justo que conhecer um pouco mais sobre a história da composição do nosso hino e do seu autor.

Sobre o compositor:

Marcus Vinícius da Silva nasceu em Jussara, Paraná, em 1984, se mudou para Rio Verde, Goiás aos 5 anos de idade e veio para Água Boa em 1992. Desde a infância esteve ligado a questões artísticas e culturais com forte interesse em teatro e música. 

Por volta de 12 anos de idade entrou para a primeira formação da banda municipal de Água Boa com o comandante Átila Rodrigues, na percussão, e depois aprendeu a tocar trombone de vara. 

Ainda na adolescência aprendeu a tocar violão, cantou no coral da Igreja Católica e em seguida começou a compor marchinhas de carnaval, jingles de campanha políticas, paródias de gincanas escolares entre outras. 

Atualmente participa da banda municipal sob a regência do Maestro Billy Brasil e atua em teatros.

Em dezembro de 2023, Marcus recebeu moção de aplausos, indicado pelo vereador Léo. 

Marcus é hoje o atual gerente administrativo e penal da Penitenciária Major Zuzi Alves da Silva.

Sobre o Hino de Água Boa:

O autor informou que essa não foi a primeira versão do hino da cidade, pois o concurso teve dois editais, sendo que da primeira vez nenhuma letra foi escolhida e posteriormente um novo edital foi aberto. 

Marcus chegou a pensar em não participar da segunda vez, afinal tinha sido muito difícil o processo de criação. “Na primeira vez eu fiz a letra em cima de uma melodia, pois é assim que os músicos fazem, e talvez por isso eu tenha pecado porque em um hino é preciso começar pela poesia, e musicalizar uma poesia é muito mais difícil”, explicou.

O compositor explica que o processo de criação seguiu uma ordem cronológica, começando pela chegada do desbravador Norberto Schwantes em solo bravio e a criação da cidade e dos municípios vizinhos, além de usar referências geográficas (coração do Brasil), regionais e culturais como a Serra do Roncador, que é conhecida mundialmente. 

Ao falar sobre agricultura, é citado as matas e os arrozais, já que essa é uma lembrança de infância do compositor, quando seu pai era gerente de uma grande fazenda e ele menino via as grandes máquinas derrubando as árvores que deram lugar às plantações de arroz que impulsionam a economia da região naquela época. 

Outro ponto abordado é a questão desta terra ser orgulho dos nativos indígenas que aqui estavam e formaram uma união promissora com os aventureiros que chegaram. E continua abordando a importância da agricultura, do gado, da lavoura e dos grãos enriquecidos para o desenvolvimento do município. 

“Acho muito interessante o fechamento da música, quando falamos do Araguaia e não podia deixar de falar, pois a cidade está nesta posição geográfica, sendo o coração do Brasil. Então foi um hino construído a partir de diversos elementos, desde a colonização, as referências geográficas, culturais, regionais, políticos, econômicos, até findar ressaltando que a cidade prospera aqui no Vale do Araguaia”, comentou Marcus.

Conheça o Hino Municipal de nossa cidade:

 

HINO MUNICIPAL DE ÁGUA BOA-MT 

Autor Letra e Música: Marcus Vinicius da Silva

 

Esculpida em exuberante cerrado 

Por desbravador em solo bravio 

Nasce uma cidade, ergue-se um legado 

No coração do Brasil 

 

Alegra-te majestoso Roncador 

Brade o teu grito destemido 

Surge em terras tuas, uma rara flor 

E o vale brilhou engrandecido 

 

E és tu Água Boa 

Ó aclamada Água Boa 

Eternamente teu nome ressoa 

Minha paixão, minha amada Água Boa 

 

Entre matas e arrozais grandiosos 

Hasteaste tua bandeira com clamor 

No leste mato-grossense, em tempos ditosos 

Floresceste nas mãos do agricultor 

 

Orgulho do aventureiro e dos nativos 

Formaste união promissora 

Do gado e das lavouras, teus grãos enriquecidos 

Forjaste do agro, geração vencedora

 

E és tu Água Boa 

Ó aclamada Água Boa 

Eternamente teu nome ressoa 

Minha paixão, minha amada Água Boa 

 

Cravaste no centro-oeste teu brasão 

Simbolizando um marco de glória 

És tu Água Boa, cidade coração 

Tornando celeiro desta história 

 

E és tu Água Boa 

Ó aclamada Água Boa 

Eternamente teu nome ressoa 

Prosperidade agora ecoa 

No Araguaia teu povo grita 

Que és benquista 

Ó Água Boa