Secretaria Municipal de Saúde Inicia Projeto de Avaliação Nutricional em Alunos de Escolas Públicas Municipais

20170517 093619 okAtravés de iniciativa inovadora, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou no dia 17 de maio, projeto piloto a fim de realizar avaliação nutricional de alunos de escolas públicas municipais rurais, inclusive as indígenas. Neste primeiro momento, serão avaliados alunos na faixa etária de 4 a 8 anos de idade.

O objetivo do projeto é o levantamento de dados, propiciando a identificação do estado nutricional das crianças em idade escolar, a fim de que seja possível planejar ações de promoção à saúde e prevenção de doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial, observa o Secretário Municipal de Saúde Jader Bahia.

De acordo com a Nutricionista Thayana Mundim e o Educador Físico Iury Rodrigues, através da avaliação antropométrica (peso e altura), ou seja, a medição das variações das dimensões físicas e a composição global do corpo humano nos orienta a conhecer o estado nutricional de um indivíduo, direcionando o diagnóstico sensível e específico dos padrões normais ou alterações do processo de crescimento e desenvolvimento e, portanto, a avaliação do processo nutrição e saúde.

Os técnicos enalteceram os investimentos da Secretaria de Saúde que realizou a aquisição de equipamentos específicos como bioimpedância e adipômetro, que qualificam as análises.

20170517 095207 Small    20170517 094510 Small

Jader Bahia acrescenta que o projeto foi apresentado ao Prefeito Mauro Rosa que aprovou a iniciativa prontamente, garantindo a aplicação de recursos para tal. O Gestor de Saúde conclui que neste primeiro momento, somente as escolas rurais serão avaliadas por estarem mais distantes da sede, e por consequência possuírem maior dificuldade de acesso a orientações e acompanhamento técnico e que futuramente o projeto será ampliado as escolas urbanas.