Em oficina do chá no CAPS, enfermeira ensina sobre o uso correto das plantas medicinais

Na tarde desta quinta-feira (29) a Enfermeira Fabiane Campos Valério Alvarenga, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma “Oficina do Chá” no CAPS I-Vida Nova para os usuários e servidores. As plantas utilizadas foram colhidas no Jardim Terapêutico da unidade.

“Algumas pessoas dizem: ‘Se não fizer bem, mal não faz’, mas não é bem assim. As plantas medicinais podem apresentar algumas vezes efeitos indesejados, se não forem utilizadas da forma e na quantidade orientada”, explicou a enfermeira.

A enfermeira que está fazendo especialização de plantas medicinais e fitoterapia pela Escola de Saúde Pública do estado, deu dicas, ensinou os modos corretos de utilizar as plantas medicinais, algumas maneiras de preparar os chás e orientou sobre as principais noções de higiene que devem ser tomadas no momento de fazer as preparações caseiras.

Fabiane também falou a respeito do projeto do Jardim Terapêutico que está sendo desenvolvido sob a supervisão dela na unidade.

“Espera-se com a construção desse espaço melhorar a qualidade de vida dos pacientes, familiares e equipe de saúde desta unidade incentivando o resgate das plantas como forma segura e adequada de mais uma possibilidade para tratamento dos casos leves e moderados da ansiedade e também de outros problemas básicos de saúde.”