1º de Dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra AIDS

aidsA Prefeitura Municipal através de sua Secretaria de Saúde (SMS) promove no dia 1º de Dezembro, segunda-feira, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, uma solenidade de conscientização popular e o atendimento direcionado em todas as unidades municipais de saúde.

Na segunda-feira pela manhã, a partir das 7h00min, em frente ao Centro Municipal de Saúde acontece uma palestra de conscientização para toda sociedade, sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), seus sintomas, tratamento, formas de prevenção e fatores sociais.

Durante todo este dia os Programas de Saúde da Família (PSF) de cada bairro e demais unidades de saúde municipais estarão preparadas para atender e realizar exames de HIV, bem como dar orientações aos interessados.

De acordo com o Coordenador de Vigilância em Saúde da SMS, Emerson Mateus dos Santos, os profissionais da saúde estão aptos a atender qualquer cidadão com toda discrição e sigilo, lembrando a importância do diagnóstico precoce, onde o tratamento hoje pode proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente.

A AIDS é uma doença que ataca as células de defesa do corpo, deixando a pessoa vulnerável a outras enfermidades oportunistas, mas que naquele indivíduo até mesmo as consideradas fracas podem causar a morte. Ela não tem cura, mas tem tratamento.

As principais formas de contaminação pelo vírus HIV são a pratica de sexo sem preservativo com outra pessoa contaminada, o uso de seringa contaminada ou a transfusão de sangue contaminado.