Água Boa Recebe Secretário de Estado das Cidades

CIDADES3mO Secretário de Estado das Cidades, Eduardo Chiletto, e sua equipe de convênios, mobilidade urbana, financiamentos e demais assessores estiveram em Água Boa nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, em audiência na sala de múltiplo uso da Prefeitura Municipal para apresentação das intenções do Governo do Estado na região.

CIDADES2mEntre as autoridades municipais estiveram presentes o Prefeito Mauro Rosa, o Vice Prefeito Lírio Maggioni, o Secretário Municipal de Administração Luiz Omar Pichetti, o Secretário Municipal de Planejamento e Finanças Fabio Weiller, o Secretário Municipal de Educação, Esporte e Cultura Agnaldo Lansoni, o Presidente da Câmara Municipal Gilnei Macari e demais servidores e interessados.

CIDADES1mA princípio Chiletto falou sobre as intenções da gestão estadual de cada secretaria conhecer “in loco” todas as localidades do estado, suas demandas e potencialidades para uma integração mais efetiva das esferas. Em seguida sua equipe apresentou algumas mudanças nas metodologias e na burocracia de sua pasta, o que acreditam que venha a agilizar e melhorar o trabalho.

CIDADES0mO foco da audiência foi o software GioCidades, adquirido pelo Governo do Estado e que será repassado gratuitamente aos municípios, com a capacidade de gerenciamento preciso de territórios, metragem de mapas, lotes e avenidas, carregando informações importantes de consulta instantânea pelos gestores, técnicos e para a prestação de serviço à população, além de outra gama de funcionalidades.

O Prefeito Mauro Rosa fez uma breve apresentação verbal do município, resumindo as recentes benfeitorias da cidade e do campo e que vem repercutindo como destaque na região, apontando também as propostas futuras que planeja para o desenvolvimento de Água Boa como polo regional em diversas áreas, das quais necessita da ajuda do Governo do Estado e do Governo Federal.

Em um diálogo amistoso durante a explanação dos investimentos municipais em urbanismo, Maurão e Chiletto se entenderam na proposta de aplicação dos recursos do Fundo Estadual de transporte e Habitação (FETHAB), o qual o Secretário Estadual propôs uma contrapartida proporcional de sua secretaria na execução de alguns projetos.

Mauro citou como exemplo o projeto de iluminação pública da Avenida Planalto, um projeto de aproximadamente 1,2 milhões em estrutura, o qual 300 mil poderão partir do FETHAB, conveniando então mais 300 mil da Secretaria de Estado das Cidades (SECID), o que foi confirmado por Eduardo Chiletto, garantindo até então metade da realização da obra, enquanto o restante ficaria a cargo de outras fontes.

Depois da reunião, Secretário e Prefeito fizeram um passeio de reconhecimento pela cidade, conversando sobre as demandas nas áreas de habitação, saneamento básico, pavimentação e obras públicas, onde Chiletto elogiou o município, diante da realidade de diversos outros do estado.

Durante a semana o secretário também estará em Canarana, Campinápolis, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Querência e Ribeirão Cascalheira.