PM Propõem Policiamento Comunitário nas Escolas

rondaescolaraNesta quarta-feira pela manhã, 25 de maio, a Policia Militar realizou uma reunião na Sala de Múltiplo Uso da Prefeitura, com os diretores das escolas do município e os representantes do Conselho Tutelar.

O assunto foi a implantação do policiamento comunitário nas escolas da cidade, visando a ordem e a segurança do lugar de forma preventiva, evitando que elementos infratores se infiltrem naquele espaço, como já acontece em grandes centros.

rondaescolarAlém disso, o monitoramento do ambiente escolar coíbe a prática da violência e de qualquer outra infração por parte dos próprios alunos e, excepcionalmente, dos próprios profissionais da educação.

O trabalho proposto deverá contar com a operação Volta às Aulas, operação Trânsito Seguro, operação Festa Responsável, a implantação do controle de rondas escolares, além de palestras e mais visitas às escolas.

O comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Wanderson Silva Sá, observou que a segurança pública é uma responsabilidade de todos, sendo necessário que cada um assuma a sua parte, entidades e comunidade.

Ele reforça que existe distinção entre o trabalho da PM, direcionado ao combate do crime e à proteção do cidadão, com o trabalho da escola, que tem o papel de formação de alunos, porém, buscando soluções para um ambiente sócio moral cooperativo.

Também participaram da reunião os instrutores do PROERD em Água Boa, Soldado Leopoldo e Soldado Bertol, que já desenvolvem atividades preventivas de orientação sobre as drogas e a violência.